quarta-feira, 6 de junho de 2012

PESQUISA DE MERCADO


Para melhor atender um mercado-alvo, as organizações devem dispor de informações relevantes sobre seu campo de atuação, seu negócio, sua concorrência e especialmente seus clientes. O processo de pesquisa de mercado consiste na definição do problema e dos objetivos de pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados para administração. Ao realizarem pesquisa, as organizações devem decidir se devem coletar os dados ou usar dados já disponíveis. Devem também decidir sobre qual será a abordagem da pesquisa (observação, grupo focal, levantamento, experimental) e que instrumento (questionários ou dispositivos mecânicos) usar.


Atuação e Tecnicas

A KAOOLA PESQUISAS  pode oferecer os seguintes serviços a seus clientes:
- Pesquisa para formulação e orientação de ações de marketing de mercado
- Pesquisa de suporte administrativo para empresas (junto a funcionários)
- Pesquisa de audiência
- Pesquisa de eficácia da mídia
- Banco de dados Os métodos e técnicas usados pela KAOOLA PESQUISAS são vários e são aplicados de acordo com o objetivo da pesquisa a ser realizada. No campo do marketing e medida de eficiência de mídias publicitárias entre os métodos existentes e que utilizamos, podemos citar:
* Grupos focais (discussão em grupo)
* Entrevista quantitativa
* Entrevista qualitativa
* Entrevista em profundidade
* Consulta telefônica
* Questionários auto aplicativos
* "Recall" - pesquisa de lembrança, rememoração, assimilação
* Mercado teste
* Observação direta
* Experimentação, degustação
* Painel
* Análise institucional
Clínica para lançamento e avaliação de produtos.



A principal razão para uma organização adotar a pesquisa de mercado é a descoberta de uma oportunidade de mercado. Uma vez com a pesquisa concluída, a empresa deve, cuidadosamente, avaliar suas oportunidades e decidir em que mercados entrar. Os mercadólogos dependem ainda da pesquisa de mercado para determinar aquilo que os consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar. Eles esperam que este processo lhes confira uma vantagem competitiva sustentável.


Instituto Kaoola Pesquisas
Matriz: Av. Senador Alvaro Ótacilio, S/n-Sala 102-Sala 102-Maceió-AL



]Tipos de métodos de pesquisa de mercado

Metodologicamente, a pesquisa de mercado faz uso dos seguintes quatro tipos de métodos:

Pesquisa de mercado qualitativa - normalmente usada para pequenos números de pesquisados - não generalizável para o todo da população - a significância estatística e nível de confiança não são calculados. Neste tipo de pesquisa, se busca mais conteúdo, portanto se analisa também informações subjetivas, estruturas de pensamento e conteúdos profundos. Para tal é necessária a utilização de um roteiro aberto. Exemplos deste tipo de método são os focus groups (grupo focal), entrevistas em profundidade, e técnicas de projeção.
Pesquisa de mercado quantitativa - geralmente usada para tirar conclusões - testa uma hipótese específica - usa técnicas de amostra por forma a poder fazer inferências a partir da amostra para a totalidade da população. Em geral, este tipo de pesquisa busca um resultado estatístico e ela permite estimar informações amplas e diversificadas. Para tal é necessária a utilização de um questionário estruturado. Envolve um grande número de respondentes. Exemplos: Inquéritos estatísticos, questionários e enquetes e.
Técnicas de observação - o pesquisador observa o fenômeno social no seu ambiente natural. As observações podem ocorrer transversalmente (observações feitas de uma vez) ou longitudinalmente (observações ocorrem ao longo de determinados períodos). Exemplos são a análise do uso de produtos e a utilização de cookies para observar comportamento na internet.
Técnicas experimentais - o pesquisador cria um ambiente quase-artificial para tentar controlar fatores espúrios e depois manipula pelo menos uma das variáveis. Exemplos são laboratórios de compra e testes de mercado e também mercearias.

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