quinta-feira, 28 de julho de 2011

“Prêmio Qualidade Empresarial”


“Prêmio Qualidade Empresarial”

     O  Prêmio Qualidade Empresarial  atua desde 1994, quando realizou em Pernambuco a primeira edição , cujos objetivos eram incentivar a qualidade em todos os níveis, premiando empresas com destaque na Gestão de Qualidade e resultado final junto ao mercado consumidor.

O Prêmio Qualidade Empresarial propõe-se a promover no meio empresarial a preocupação permanente de oferecer produtos e serviços de alta qualidade aos clientes e consumidores, incentivando seu aprimoramento e desenvolvimento.

Entre os premiados destacam-se empresas com investimentos na área de controle e gerenciamento da Qualidade, na sua maioria de pequena e médio porte, que tenham conseguido ultrapassar a questão da normatização técnica e promover e instituir a Qualidade no atendimento, compartilhada por todos e fator fundamental para a competitividade do negócio, gerando resultados concretos para a empresa, funcionários, parceiros e, principalmente, clientes. Por outro lado destacam-se também empresas de pequeno e médio porte que embora não tenham implantado um programa de qualidade total e/ou obtido a certificação dentro das normas ISO 9000, apresentam um grau de esforço e empenho que resultam em diferenciais altamente competitivos e na plena satisfação de seus clientes. Anualmente a o Instituto Kaoola Pesquisas através do Prêmio Qualidade Empreasarial realiza consulta popular  distribuindo questionários e abordando através de seus consultores nas principais ruas das cidadespara identificar e divulgar as marcaslideres  em preço,qualidade e atendimento.Nos nossos questionários  são abordados temas relativos a gestão de Qualidade e desenvolvimento empresarial. Nesse questionário as empresas contatadas também fazem indicação de clientes, fornecedores e/ou outras empresas que considerem que estejam atuando com qualidade em seus setores de atividades. Essas informações somadas à outras obtidas junto à organismos empresariais, órgãos de imprensa e instituições ligadas à área de qualidade são utilizadas como ponto de partida para indicações ao Prêmio Qualidade Empresarial.

Tipos de métodos de pesquisa de mercado do Instituto Kaoola
Metodologicamente, a pesquisa de mercado faz uso dos seguintes quatro tipos de métodos:
  • Pesquisa de mercado qualitativa - normalmente usada para pequenos números de pesquisados - não generalizável para o todo da população - a significância estatística e nível de confiança não são calculados. Neste tipo de pesquisa, se busca mais conteúdo, portanto se analisa também informações subjetivas, estruturas de pensamento e conteúdos profundos. Para tal é necessária a utilização de um roteiro aberto. Exemplos deste tipo de método são os focus groups (grupo focal), entrevistas em profundidade, e técnicas de projeção.
  • Pesquisa de mercado quantitativa - geralmente usada para tirar conclusões - testa uma hipótese específica - usa técnicas de amostra por forma a poder fazer inferências a partir da amostra para a totalidade da população. Em geral, este tipo de pesquisa busca um resultado estatístico e ela permite estimar informações amplas e diversificadas. Para tal é necessária a utilização de um questionário estruturado. Envolve um grande número de respondentes. Exemplos: Inquéritos estatísticos, questionários e enquetes e.
  • Técnicas de Observação - o pesquisador observa o fenômeno social no seu ambiente natural. As observações podem ocorrer transversalmente (observações feitas de uma vez) ou longitudinalmente (observações ocorrem ao longo de determinados períodos). Exemplos são a análise do uso de produtos e a utilização de cookies para observar comportamento na internet.
  • Técnicas Experimentais - o pesquisador cria um ambiente quase-artificial para tentar controlar fatores espúrios e depois manipula pelo menos uma das variáveis. Exemplos são laboratórios de compra e testes de mercado